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23 Set 2020

TikTok: Deve a sua empresa marcar presença?

TikTok: o novo desafio para as empresas nas redes sociais.

Um dos grandes dilemas das empresas, na constante procura de se aproximar dos seus públicos, da sua audiência, é decidir sobre a utilização de redes sociais, e sobre quais utilizar. A entrada do TikTok no baralho obriga-nos a rever estratégias, baralhar as cartas e voltar a distribuir, para perceber o impacto que poderemos causar sobre a nossa audiência.

Estamos todos de acordo quando afirmamos que a onda das redes sociais não se vai embora como tão cedo, certo? O público vai navegando na internet, mantendo a sua fidelização a uma ou outra rede social, mas sempre procurando novas experiências. As empresas devem manter-se atentas a esta flutuação de públicos sobre as redes sociais. Esta atenção dada aos comportamentos dos utilizadores permite-nos acompanhar a evolução de tendências, prever comportamentos e marcar presença nas redes onde poderemos de facto impactar o nosso público, procurando uma relação de proximidade, humanizando a marca e mantendo uma posição de top-of-mind junto desse público.

Para as marcas, é verdadeiramente importante um conhecimento profundo sobre os seus públicos, de forma a identificar tendências e comportamentos que nos auxiliam na seleção dos principais canais de comunicação a utilizar, para aumentar o engagement e potenciar um aumento de vendas ou geração de leads. Uma presença em redes sociais deve fazer sentido, tal com deve fazer sentido qualquer iniciativa de comunicação, nos diversos canais à disposição da marca.

É com este pensamento bem presente, que chegamos à análise da rede social do momento: o TikTok. São inegáveis a evolução e o sucesso que esta (nova) rede social tem atingido todos os dias. Desenvolvida em apenas 200 dias, pela ByteDance, com o nome original de Duyin, esta aplicação chegou a 1 milhão de utilizadores em apenas 365 dias após o seu lançamento. Reconhecendo que o seu público inicial seria insuficiente para os objetivos traçados, o Duyin internacionalizou-se sob o nome de TikTok. Com um foco em produção e partilha de conteúdos em vídeo, o TikTok conquistou a sua fatia de mercado, com fiéis utilizadores, atingindo o mercado das redes sociais com uma força apenas comparável à chegada do Facebook.

Claro que, tal como qualquer outra rede social, o TikTok poderá revelar-se mais adequado para determinadas marcas, ou empresas, o que faz com que o conhecimento sobre esta rede social se revista de uma importância ainda maior, no sentido de otimizar esforços de comunicação e investimento.

A formação de TikTok para empresas, apresentada pela APAN, adquire assim um valor acrescentado, na medida em que poderá transmitir o conhecimento necessário para que a sua empresa ou a sua marca, dê os primeiros passos e otimize a sua presença nesta rede social, ou obtenha informação suficiente para efetivamente identificar se o esforço de comunicação nesta rede irá corresponder às espectativas ou objetivos traçados pela sua estratégia de comunicação.

Gilberto Pereira

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