Blog

experiência de compra
6 Set 2018

Rui David da Cruz, O Providenciar de uma Experiência de Compra

Em 1960 o economista Theodore Levitt escreveu um artigo intitulado “A Miopia em Marketing”. O essencial do texto residia no facto das empresas perderem o foco nos seus clientes quando os mercados onde operam amadurecem ou entram em declínio e concentrarem-se apenas nos seus produtos ou serviços. Na verdade, assistimos a este fenómeno todos os dias e em muitas indústrias mas é uma abordagem difícil de trazer resultados positivos e duradouros.

Para reverter esta tendência importa saber mais sobre o consumidor, estudar os clientes, ouvir o que têm para dizer e seguir caminho no sentido de providenciar a excelência na experiência de compra.

É um processo dividido em quatro grandes etapas:

Primeiro há que modelar personas representativas dos nossos clientes, identificar as suas expectativas, angústias e necessidades.

De seguida vamos desenhar o seu processo de compra, qual o seu ponto de partida, que etapas da experiência vivem, que pequenos ganhos e pequenas dores se verificam no seu íntimo, que atitudes e sentimentos experimentam em todo o processo.

Face a este desenho, vamos encontrar qual a resposta da empresa, que pontos de contacto deverá estabelecer com os seus clientes, que experiência pretende proporcionar e como melhorar essa relação.

Finalmente, e como só conseguimos gerir aquilo que medimos, vamos colocar variáveis quantitativas em todo este processo com um ponto importante a sublinhar: seja uma compra offline ou online, a arquitetura do modelo funciona da mesma maneira! Ao acompanhar os indicadores relevantes qualquer companhia terá capacidade de melhorar toda a experiência de compra e fazer crescer o negócio.

Cerca de 150 pessoas já foram formadas neste módulo, a maior parte coloca um modelo em prática nas suas operações num trimestre. E você, o que espera?

Rui David da Cruz

Deixar uma Resposta

Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies. mais informações sobre a Política de Privacidade

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close