+351 21 796 96 92 (Chamada para a rede fica nacional)

Blog

21 Nov 2017

Google Analytics – A importância das métricas internas de um website

O Google Analytics é uma ferramenta muito poderosa e completa de web analytics, ou seja, é capaz de analisar o comportamento dos utilizadores dentro de um site. É possível ter acesso a diversas informações fundamentais para perceber como o consumidor se comporta.

Pode ser confuso no início devido à quantidade de dados apresentados. No entanto, é necessário identificar as metas do negócio onde se quer focar. Assim sendo, é só procurar no Google Analytics os dados referentes a esses objetivos para encontrar as informações pretendidas sobre o desempenho da empresa. Se o objetivo for, por exemplo, aumentar o número de pedidos de contacto, é necessário configurar a ferramenta para que esta informe quantos pedidos de contacto foram realizados, de modo a ser possível acompanhar este indicador diariamente.

Quão complexo é o Google Analytics?

O Google Analytics possui relatórios de análise das mais diversas métricas. É possível verificar quantas pessoas visitaram a página web, o número de leitores que estão online no momento, o tempo de permanência dos visitantes no site, a quantidade de páginas acedidas por visita, de que forma os visitantes encontram o site, entre outras.

É importante não negligenciar a análise dos resultados de uma página web. O acompanhamento destas métricas do Google Analytics poderá ajudar a identificar tendências de procura de determinados produtos ou serviços, e também identificar e facilitar a otimização das páginas do site que estejam com pouco desempenho.

E em que estágio é importante a implementação de Web Analytics?

Basicamente, ao implementar qualquer estratégia ou começar a executar as suas ações, é importante que antes de tudo, saibamos o que medir, e como medir. Se falarmos sobre medição em canais digitais, o Google Analytics é a principal ferramenta analítica da Google, permitindo obter dados demonstrativos sobre a performance da presença web de uma entidade, em tempo real, obtendo informação de vários canais. É, além do mais, uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais independentes e empresas de marketing e comunicação em todo o mundo.

No workshop de Google Analytics, a cargo do formador Daniel Pereira – Google Regional Trainer, Diretor Executivo da MindSEO, e Docente Universitário nas áreas de SEO e Web Analytics – iremos aprender as bases de uma Estratégia de Medição em Google Analytics, identificar as necessidades para a implementação da Estratégia, como recorrer à utilização do Google Analytics para a obtenção de Insights e a reconhecer o impacto de uma correta implementação e medição de resultados através do Google Analytics.

Deixar uma Resposta

Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies. mais informações sobre a Política de Privacidade

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close