Google Analytics – A importância das métricas internas de um website
O Google Analytics é uma ferramenta muito poderosa e completa de web analytics, ou seja, é capaz de analisar o comportamento dos utilizadores dentro de um site. É possível ter acesso a diversas informações fundamentais para perceber como o consumidor se comporta.
Pode ser confuso no início devido à quantidade de dados apresentados. No entanto, é necessário identificar as metas do negócio onde se quer focar. Assim sendo, é só procurar no Google Analytics os dados referentes a esses objetivos para encontrar as informações pretendidas sobre o desempenho da empresa. Se o objetivo for, por exemplo, aumentar o número de pedidos de contacto, é necessário configurar a ferramenta para que esta informe quantos pedidos de contacto foram realizados, de modo a ser possível acompanhar este indicador diariamente.
Quão complexo é o Google Analytics?
O Google Analytics possui relatórios de análise das mais diversas métricas. É possível verificar quantas pessoas visitaram a página web, o número de leitores que estão online no momento, o tempo de permanência dos visitantes no site, a quantidade de páginas acedidas por visita, de que forma os visitantes encontram o site, entre outras.
É importante não negligenciar a análise dos resultados de uma página web. O acompanhamento destas métricas do Google Analytics poderá ajudar a identificar tendências de procura de determinados produtos ou serviços, e também identificar e facilitar a otimização das páginas do site que estejam com pouco desempenho.
E em que estágio é importante a implementação de Web Analytics?
Basicamente, ao implementar qualquer estratégia ou começar a executar as suas ações, é importante que antes de tudo, saibamos o que medir, e como medir. Se falarmos sobre medição em canais digitais, o Google Analytics é a principal ferramenta analítica da Google, permitindo obter dados demonstrativos sobre a performance da presença web de uma entidade, em tempo real, obtendo informação de vários canais. É, além do mais, uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais independentes e empresas de marketing e comunicação em todo o mundo.
No workshop de Google Analytics, a cargo do formador Daniel Pereira – Google Regional Trainer, Diretor Executivo da MindSEO, e Docente Universitário nas áreas de SEO e Web Analytics – iremos aprender as bases de uma Estratégia de Medição em Google Analytics, identificar as necessidades para a implementação da Estratégia, como recorrer à utilização do Google Analytics para a obtenção de Insights e a reconhecer o impacto de uma correta implementação e medição de resultados através do Google Analytics.