Blog

estratégia digital
28 Ago 2018

Estratégia Digital no Mundo das PME Nacionais

Estratégia Digital, não passa somente pela presença das organizações nas redes sociais. Atualmente estamos perante uma das mais abruptas e incessantes transformações organizacionais. A Era Digital veio obrigar a um esforço crescente por parte das organizações por forma a que as mesmas não pereçam no mercado.

Impactando em todas as áreas de negócio das entidades a estratégia digital veio alavancar a inovação e desenvolvimento. A mesma compreende um plano abrangente, no qual constam os objetivos e as atividades necessárias ao cumprimento desses objetivos. Esta estratégia carece de uma constante evolução, baseada na avaliação do desempenho.

Portugal continua a ser um país maioritariamente de PME (Pequenas e Médias Empresas). O estudo da PSE (Produtos e Serviços de Estatística), realizado junto de diretores, quadros superiores e técnicos de 1.508 PME de seis grandes sectores de atividade, 44% das quais com menos de 10 trabalhadores, entre Março e Abril, verificou que 26% dessas PME não apresenta uma estratégia digital.

O estudo revelou que 16% das entidades em análise se encontram num estado elementar, 10% já dispõem de uma variedade de canais mais alargada encontrando-se assim num estado intermédio, comparativamente a 6% que se encontra num estado avançado e 5% numa fase proficiente de implementação de uma estratégia digital. A elevada percentagem de PME num estado elementar revela conhecimento no potencial digital e social, a dificuldade de implementação debate-se pela falta de pessoal especializado que suplante as campanhas e as desenvolva. Quanto colocada em causa a dimensão da entidade, esta veio revelar que as PME com maior número de recursos humanos possuem um nível de maturidade superior comparativamente às restantes.

No que respeita a utilização e dinamização de canais digitais e sociais, o estudo veio revelar um reduzido grau de maturidade por parte das PME. Os objetivos principais prendem-se pela divulgação de E-Mailing e utilização minimalista de website. A esmagadora maioria, de 80% das PME encontram-se nos graus mais baixos de maturidade no que respeita a utilização de canais. Os objetivos mal mensurados e desajustados à realidade das entidades traduzem-se à posteriori numa utilização débil dos canais, ações esporádicas e não sistemáticas. Ao contrário do que seria expectável, ainda há um número esmagador de empresas que nunca usaram redes sociais como Instagram, Twitter ou YouTube.

A variedade dos setores também se revela impactante na maturidade nas entidades. Os setores que revelam uma maior maturidade são os que carecem de contacto diário com o utilizador desde o sector dos serviços, comércio e outros, sendo este último aquele que engloba as empresas da área da saúde, TI, software, eletrónica, telecomunicações, educação, etc. Setores mais rudimentares como agricultura e pescas, construção e indústria e energia são os que refletem uma menor maturidade.

 

Fonte: Grande Consumo

Deixar uma Resposta

Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies. mais informações sobre a Política de Privacidade

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close