TipoCurso Online
Data19 Mar, 2024 - 20 Mar, 2024
Duração8h
Preço
Normal180 € +IVA
APAN Associados140 € +IVA
Programa

O SEO – Search Engine Optimization – é por norma percebido como uma ciência estranha, incompreendida e que já recebeu várias vezes falsas certidões de óbito. Mas uma boa estratégia de crescimento online tem obrigatoriamente que lidar com a ideologia do SEO como a abordagem que pode ajudar a reter esforços de investimento em media, capturar e reter visitantes, e até compreender como produzir melhor conteúdo, tudo dentro de uma estratégia sustentável.

Com a abordagem deste workshop prático irá compreender que o SEO já não é apenas o estudo de Keywords ou a formatação de texto. Apesar destes elementos ainda serem essenciais, a abordagem a ter em mente deverá aproximar-se do raciocínio de um “Marketer + Growth Hacker”, com ênfase na criação de um mindset que deverá ser um mix de um Arquitecto de Informação + Programador + Optimizador de Conversões, em vez de apenas um Copywriter SEO ou Técnico de SEO “à moda antiga”.

Por isso, este workshop foi desenhado para quem pretende alargar os seus conhecimentos em SEO e melhorar de imediato os seus resultados e eficiência operacional. São abordados temas e tendências do Webdesign, User-interaction e o conceito de SEO como a análise de um ecossistema, ou seja, romper com as limitações da análise on-page, das keywords, meta titles, etc. Para isso é efetuada a validação do website como parte integrante de um ecossistema digital, as respetivas cadeias de Link-Juice entre os diferentes elementos, e a implicação da arquitectura de informação, do User-Experience e outras questões relacionadas.

Destinatários: Gestores de Conteúdos; Jornalistas e Copywriters de Ambiente Digital; Consultores Júnior de SEO e Marketing Digital; Analistas e Gestores de tráfego; Profissionais e estudantes de Marketing, Publicidade, Comunicação, Branding e Web Design.

Pré-Requisitos: É aconselhável que os formandos possuam algumas bases sobre o funcionamento da Internet, mais especificamente nas áreas Marketing Digital, assim como conhecimento de linguagens de marcação como HTML e CSS. É também aconselhável acesso ao CMS/FTP de um website.

Data: 19 e 20 de março
Hora: Dia 19, das 9h às 13h, Dia 20 das 9h às 13h
Duração: 8 Horas

Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.

A Evolução do Marketing Digital e dos Consumidores Online (1h)Pré-visualizar
  • As mudanças de paradigma da Comunicação e do Digital;
  • As repercussões destas mudanças no consumo; 
  •  A mudança do momento de decisão e o excesso de informação.
A nova Realidade do SEO – Search Experience Optimization (30m)Pré-visualizar
  • História da Evolução do SEO;
  • Perfil do Profissional de SEO;
  • Amplitude de serviços dos SEO e a importância da Experiência.
Digital Intelligence – Indicadores-Chave de Performance e Ecossistemas Digitais (1h)Pré-visualizar
  • Como definir KPI’s;
  • O Mindset Online Vs o Mindset de Negócio;
  • O Conceito do Ecossistema Digital.
Sessão Prática I: Benchmarking e Definição de Objetivos de SEO: (1h)Pré-visualizar
  • Fatores para avaliar o ponto de situação do nosso website;
  • Fatores para comparar com a Concorrência;
  • Cruzamento destes dados com os KPI’s.
A Mutação das SERP (Search Engine Result Pages) e dos Algoritmos (30m)Pré-visualizar
  • Caracterização e diferenças das últimas atualizações de algoritmos;
  • O aumento do peso das ligações “seguras” por HTTPS;
  • Características especiais de diferentes tipos de SERPs.
Fundamentos da Validação de Websites para uma correta indexação e interpretação: (1h)Pré-visualizar
  • Compreensão da evolução da web, desde a web 1.0, passando pela web social, até à web semântica; Análise de conteúdo on-page:. Desde a formatação de meta-dados, até à construção de blocos de texto;
  • Arquitetura de informação para uma correta catalogação dos conteúdos.
Sessão Prática II: Validação e Auditoria de Conteúdos (1h)Pré-visualizar
  • Validação e auditoria prática dos conteúdos de um Website;
  • Verificação de erros e problemas de arquitetura;
  • Validação das boas práticas de relação semântica nos blocos de conteúdos.
Sessão Prática III: Pesquisa e Análise de Palavras-Chave (1h)Pré-visualizar
  • Exercício prático com uma abordagem de keyword Research;
  • Diferentes Ferramentas práticas de obtenção de dados;
  • Métricas de cálculo de desempenho de palavras-chave para tráfego orgânico.
Compreender a Jornada e a Intenção do Consumidor para a Planificação do SEO (1h)Pré-visualizar
  • Planear e Validar as diferentes etapas do processo de decisão;
  • Compreender a intenção do utilizador, e aperfeiçoar o funil;
  • Planificar uma implementação de SEO a médio/longo prazo