TipoCurso Presencial
Data15 Out, 2019 - 16 Out, 2019
Duração12h
LocalizaçãoLisboa
Lugares3/15
Preço
Normal390 € +IVA
Associados APAN270 € +IVA
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Preparar um Bom Brief Criativo

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Programa do Curso

A maioria das empresas não encara a passagem de um bom brief à agência criativa como um dos principais fatores críticos de sucesso para a realização de um projecto. Por falta de tempo e de recursos, muitas vezes é um trabalho colocado em segundo plano, criando um impacto negativo no trabalho final e aumentando de forma significativa os custos envolvidos. O brief criativo é uma peça essencial para arrancar um novo projecto da melhor maneira e garantir que a agência criativa recebe a orientação certa para efetuar o melhor trabalho, servindo como um roadmap para a sua atuação.

No workshop “Preparar um bom Briefing” será apresentado um leque de ferramentas e táticas para desenvolver um brief capaz de inspirar equipas criativas a produzir o melhor trabalho, com grande parte da formação dedicada ao estudo de casos reais e aplicação prática dos conhecimentos.

Destinatários: Gestores de produto e comunicação, Executivos de contas e planeadores estratégicos de agências de comunicação.

Data: 15 e 16 de outubro
Hora: Dia 15, das 9h às 13h e das 14h às 18h; Dia 16, das 9h às 13h.
Duração: 12 Horas

Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.

O papel do brief e briefing na comunicação e no desenvolvimento criativo (1hora)Visualizar
  • Brief e briefing, o que são e para que servem?
  •  Qual a sua importância?
  • Motivar e inspirar para a realização de trabalho impactante e eficaz: como garantir o entusiasmo e envolvimento de toda a equipa?  
Visão geral do processo: do Brief de marketing ao brief de comunicação (1hora)Visualizar
  • Qual a diferença entre o brief de marketing e o de comunicação?
  •  A importância do debrief;
  •  Processos e fases;
  •  Interlocutores e papéis.
A importância do insight e como pode inspirar o bom trabalho criativo (2h)Visualizar
  • O que é um insight?
  •  Técnicas para chegar a insights inspiradores;
  •  Case Studies;
  •  Resolução de exercício para chegar a insight criativo.
Os 5 ingredientes principais para definição estratégica de um bom brief: o modelo “W” (2h)Visualizar
  • “Why?” – Contexto e problema a resolver ou oportunidade a aproveitar. Definição clara da tarefa a efetuar;
  •  “Who?” – Criação das Personas e mapeamento da jornada. “Walk into the consumer shoes”;
  •  “What”? – Qual a proposta de valor?Definição do “Ideal Partilhado” entre marca e consumidor.;
  •  “Where?” – Onde vamos impactar o consumidor?
  •  “When?” – Em que momentos do calendário e da jornada do consumidor? Com que objetivos?
  •  “How”? – Mandatórios e restrições, tom de voz e budget.
Metodologias para escrever e apresentar briefs inspiradores (2h)Visualizar
  • Templates de brief marketing e criativo;
  •  Do e don´ts na criação de um brief;
  •  Técnicas para a sessão de briefing;
  •  Exemplos de briefs e casos práticos.
Exercício de brief criativo (4h)Visualizar
  • Caso prático para resolução em equipa;
  •  Apresentação e discussão dos resultados.