FormadorMarta Araujo
TipoCurso Online
Data14 Set, 2023 - 15 Set, 2023
Duração8h
Preço
Normal180 € +IVA
APAN Associados140 € +IVA
Programa

Como pensam os jornalistas e de que forma funcionam as redações na atualidade? Que novas ferramentas de comunicação existem com estes “clientes estratégicos” das marcas? Quais os principais erros na hora de contactar os jornalistas, qual o melhor timing e forma? Os press releases ainda fazem sentido? Como tornar mais eficiente a comunicação das marcas, adicionando valor aos órgãos de comunicação social e respetivo target? Que caminhos podem rentabilizar a performance na comunicação aos media? Estes são alguns dos temas a abordar, de forma prática, nesta formação.

Destinatários: Gestores de Marketing e Comunicação, Brand Managers, Gestores de Produto e Gestores Comerciais.

Data: 14 e 15 de setembro

Horário: Dia 14, das 14h/18h, Dia 15, das 14h/18h
Duração: 8 Horas

Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.

Programa
Apresentação; Nos bastidores das redações (1h)Pré-visualizar
  • Apresentação dos objetivos e da metodologia de trabalho a utilizar na formação.
  • Como funcionam as redações?
  • De que modo pensam os jornalistas?
  • De onde vêm as notícias?
  • Como se decidem os temas?
  • De que forma os jornalistas e os editores interpretam as marcas?
  • Relação entre as marcas, as redações e os departamentos comerciais dos meios.
TPC de PR para as marcas (3h)Pré-visualizar
  • Aplicação do ciclo de vida da empresa/produto ao ciclo de vida das notícias.
  • Análise do triângulo da marca 4.0.
  • Onde estão e quais são os meus jornalistas estratégicos?
  • Que temas devem ser notícia e para que meios?
  •  Quando comunicar?
Ferramentas de ação de PR (3h)Pré-visualizar
  • Principais características da informação realmente eficaz para os jornalistas.
  • Que ferramentas utilizar, em que situações e qual o impacto esperado:
    a. Dossier de Imprensa.
    b. Press Release.
    c. Vídeo Release.
    d. Nota de Agenda.
    e. Foto-Legenda.
    f. Whatsapp.
    g. Twitter.
    h. Videochamada.
    i. Outras redes sociais.
  • Agência LUSA: a sua importância vs. os seus riscos, como funciona e como ativar.
Gestão da relação e prolongamento do ciclo de vida da marca das notícias; Conclusão (1h)Pré-visualizar
  • Como medir resultados: quantidade vs. qualidade.
  • Principais erros a evitar na relação com jornalistas.
  • Privilegiar a bilateralidade da relação. A co-criação de valor no conteúdo da informação e do fluxo mediático.
  •  Conclusão e Avaliação.