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Sabia que os portugueses com mais de 65 anos representam hoje 22% da população? Passaremos de 2.3 milhões em 2019 para 3.4 milhões em 2050. E que aos 60 anos temos uma esperança de vida de mais pelo menos 20 anos?
Estamos a viver mais anos e assistimos a um aumento progressivo da esperança média de vida. Trata-se de um fenómeno transversal e que afeta em particular a Europa e especificamente Portugal, tornando-o no quarto país mais envelhecido do mundo e o terceiro com maior índice de envelhecimento, segundo dados da OCDE.
Se este tema coloca um grande desafio às sociedades, pode também ser visto como uma grande oportunidade para a economia e para as marcas.
Oportunidade de olhar para uma fatia da população cada vez mais ativa, heterogénea e com vontade de se manter plenamente envolvida na sociedade. Irá trabalhar até mais tarde, são os que hoje têm mais dinheiro disponível, mais tempo e protagonizam a “revolução dos 60+” com a quebra de um conjunto de preconceitos relativos à idade. São os “Superage”, “Perenials” ou “Ageless”, como queiramos chamar.
Estão a moldar o futuro das gerações e a ditar tendências, muito mais voltados para a longevidade que para o envelhecimento, focados nos anos que têm pela frente e não tanto nos que já viveram, buscam tirar o máximo proveito de cada fase da vida.
É preciso conhecer este novo consumidor que ganha uma maior dimensão e peso, que tem tempo e que quer participar, adicionando valor à sociedade e as marcas se estas tiverem a capacidade de despertar a atenção e o interesse desta fatia da população para que possa colaborar e fazer parte ativa da sua realidade.
Estão as marcas preparadas? Estão efetivamente a comunicar com este segmento? E como o integram nas suas organizações?
Este é o desafio que lhe queremos fazer, para assegurar que não está a deixar passar esta oportunidade | tendência.
Destinatários: Empresas interessadas na Economia da Longevidade e em particular no consumidor com 60 e mais anos de idade. Empresas interessadas em explorar novos segmentos ou mercados e acompanhar tendências.
CEOs, Diretores e gestores de comunicação e áreas complementares, Diretores e gestores de Marketing e áreas complementares, Responsáveis Comerciais e/ou de Negócio.
Data: 27, 28, 29 e 30
Horário: Dia 27, das 9/13h, dia 28, das 9h/13h, dia 30, das 9h/13h
Duração: 16 Horas
Pré Requisitos: Seria aconselhável que os formandos tivessem já alguma formação em marketing, gestão ou que, de alguma forma, estejam ligados à estratégia de marca, gestão de comunidades, ou outras disciplinas da comunicação empresarial. De todo o modo, será uma formação acessível a todos que queiram despertar competências no âmbito da comunicação escrita dirigida ao público.
Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.
- Grandes números da demografia;
- Impacto no consumo – oferta e procura;
- Porquê economia da longevidade e não economia grisalha;
- Grandes desafios ao desenvolvimento da economia da longevidade.
- Estádios de vida;
- Relação com a idade cronológica e novos conceitos de idade;
- Relação com o momento atual e com o futuro – projeção da vida futura;
- Mentalidades emergentes que impactam estilos de vida e consumo.
- Um grupo heterogéneo;
- Motivações;
- Relação com o consumo e compras;
- Relação com marcas – comunicação;
- Construtores de um novo mundo – inovação e expetativas.
- A relação com a tecnologia;
- Role model para os outros;
- Como falam das marcas, produtos e serviços;
- Influenciadores na primeira pessoa;
- Depoimentos (a confirmar).
- A longevidade e o envelhecimento e a inovação em produto e serviço;
- O papel das marcas como aliados na revolução da longevidade;
- Exemplos e boas práticas.
- Os grandes desafios – dos mitos à realidade;
- Comunicar para as pessoas 60+;
- Os 60+ como porta-voz das marcas;
- Marketing digital e os 60+.
- Exercício prático de construção de uma estratégia de comunicação para o segmento 60+.