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Como gerir uma situação de crise nas redes sociais e o que mudou neste métier no pré e no on COVID-19? De que modo podem as marcas estar preparadas para lidar com momentos de stress online que rapidamente têm uma série de repercussões junto de targets tão distintos como a sua comunidade de seguidores, os jornalistas, as notícias e os influencers? Como identificar a crise, a sua potencial dimensão e consequências, de que forma, quando e quem deve reagir? Estas são as principais temáticas deste Curso que lhe permitirá colocar em prática um plano de gestão de crise com epicentro nas redes sociais mas com impacto na reputação a 360º.
Destinatários: Gestores de Marketing e Comunicação, Brand Managers, Gestores de Produto, Gestores Comerciais e Gestores de Redes Sociais
Data: 1 e 2 junho
Horário: Dia 1, das 14h/18h, Dia 2, das 14h/18h
Duração: 8 Horas
Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.
- Apresentação dos objetivos e da metodologia de trabalho a utilizar na formação.
- Como diagnosticar uma situação de crise?
- Crise pré COVID-19 vs on COVID-19: as principais diferenças e respetivo impacto;
- Detetar o epicentro: problema offline com feedback nas redes sociais ou problema nasceu fruto do conteúdo das próprias redes sociais?
- Definição do timing apropriado para uma primeira reação online;
Criação de tabela-semáforo da gestão da crise.
- As crises resolvem-se de dentro para fora;
- Definição do departamento e pessoas que podem ajudar a compreender a problemática e foco na solução;
- A importância da elaboração de explicação interna detalhada feita com toda a prioridade;
Distribuição interna da tabela-semáforo e modo de ativação da mesma.
- Quem ou o quê deu origem à crise? Definição de perfil;
- Conduzir o problema para um ambiente privado;
- Criação de conteúdos de resposta pública e privada;
- Se existir erro, assumi-lo. Como?
- Não retroalimentar a situação;
- Os desafios da bonificação e respetivas consequências;
Aprender com a crise e implementar melhorias na tabela-semáforo.
- De que forma as crises nas redes sociais se transformam em notícia?
- Enquadramento legal;
- Os timings dos jornalistas vs timings das empresas;
- Comunicado de imprensa. Sim ou não?
- Comunicação massificada ou escolha de grupo estratégico de jornalistas para clarificar a situação?
- O papel da Agência Lusa perante uma situação de crise;
- Conteúdo da comunicação;
- Meio da comunicação;
- O papel dos influencers numa situação de crise;
- Conclusão e Avaliação.