TipoCurso Online
Data12 Mai, 2020 - 13 Mai, 2020
Duração8h
Alunos Inscritos2
Preço
Normal140 € +IVA
Associados APAN100 € +IVA
Programa do Curso

Copywriting (ou Redação Criativa) é a função de escrever qualquer tipo de texto destinado ao público, não numa perspetiva de autor, mas sim de técnico ao serviço de uma estratégia empresarial ou instituicional.
Esta formação em Copywriting destina-se a dotar os formandos de competências basilares para a produção de textos persuasivos e eficientes, capazes de cativar o destinatário e de influenciar a sua percepção e comportamento no sentido pretendido.
Para além de técnicas de escrita, regras de conduta e boas práticas, serão partilhadas também algumas dinâmicas de produção de ideias e de debloqueamento da escrita e da criatividade.
Pretende-se que esta seja uma formação prática, divertida e empoderadora para os formandos interessados em desenvolver competências de copywriting, mas também consciencializadora para os gestores de equipas que pretendam integrar e gerir copywriters nas suas equipas de trabalho.

Data: 12 e 13 de maio

Horário: Dia 12, das 14h30 às 18h30, Dia 13, das 14h30 às 18h30
Duração: 8 Horas

Pré Requisitos: Seria aconselhável que os formandos tivessem já alguma formação em marketing, gestão ou que, de alguma forma, estejam ligados à estratégia de marca, gestão de comunidades, ou outras disciplinas da comunicação empresarial. De todo o modo, será uma formação acessível a todos que queiram despertar competências no âmbito da comunicação escrita dirigida ao público.

Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.

Programa
O que é Copywriting (2h)Visualizar
  • Enquadramento histórico e profissional;
  • Discussão dos desafios do trabalho criativo in-house (dentro das empresas);
  •  Formas de integração e coordenação de equipas.
O que faz um copywriter (2h)Visualizar
  • Tipos de Copywriter: Criativo, Técnico, Especializado
  • Análise dos diferentes suportes e peças de comunicação;
  •  Tipos de peças de copy: online/offline, brandnaming, taglines, headlines,
    sub-headines, baselines, bodycopy, scripts de rádio, televisão, conteúdos web e mobile, manuais, catálogos, email marketing etc.;
O desafio Criativo e o processo do Copywriter (2h)Visualizar
  • Pensar criativamente;
  • Empatia com o Target e a Narrativa da Marca;
  • Balizas da Criatividade;
  • Vocabulário da Marca e Tom de Voz;
  • Workflow de um copywriter: o briefing, inputs extra, pesquisa, experimentação, brainstorming, trabalho colaborativo, trabalho solitário, racional criativo, alterações, revisões, re-work.
  •  Lidar com as Sugestões e Alterações do Cliente/Chefia.
Exercícios Práticos e Do’s & Don’ts (2h)Visualizar
  • Exercícios para desbloquear a criatividade e ultrapassar o medo de escrever;
  • Exercícios de Copywriting: produção de diferentes peças;
  • Apreciação crítica dos trabalhos;
  •  “Do’s e Don’ts”.