FormadorNuno Melo
TipoCurso Presencial
Data17 Jan, 2024
Duração8h
Lugares10/15
Preço
Normal210 € +IVA
APAN Associados160 € +IVA
Programa

Conjunto de instruções sobre como fazer um trabalho, um brief é, por definição e como o seu nome indica, uma síntese. Assim, preparar um bom brief implica pensar muito, escrever pouco e, novamente, debater muito.

No marketing e comunicação, há genericamente 2 tipos de brief: o do cliente e o da agência. Ambos, são pontos de partida. Se no primeiro é crucial descobrir e consensualizar um problema ou uma oportunidade, no segundo – também designado por brief criativo – é fundamental dar uma direção e inspirar.

Não há outra forma de o “dizer”: é nos briefs que se começa a criar valor ou a desperdiçar tempo e recursos.

Neste curso procura-se ajudar anunciantes a tirar o melhor partido das suas agências e agências a tirar o melhor partido do seu talento criativo. Desde o primeiro momento.

Destinatários: Gestores de produto e comunicação, Executivos de contas e planeadores estratégicos de agências de comunicação.

Data: 17 de janeiro
Hora: Das 9h/13h e das 14h/18h
Duração: 8 Horas

Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.

Ideias: o objectivo do brief (30m)Pré-visualizar
  • O que são?;como se obtêm?; as suas propriedades; diferença entre conceito e execução.
  • O papel do brief no processo criativo.
Conceitos-base: speed dating (30m)Pré-visualizar
  • Para saber do que falamos quando falamos de marca e produto,
  • posicionamento, brand idea e propósito e,
  • por fim, de planeamento estratégico de comunicação.
A caixa de ferramentas (2h45)Pré-visualizar
  • Modelos e ferramentas:
  1. Planning Cycle;
  2. Diamonds are forever;
  3. Perguntas para um Brief;
  4. Brand Key;
  5. SWOT; 6. Ciclo de Vida de Produto;
  6. Matriz BCG;
  7. Sales-increasing Tautology;
  8. Sale of Advertising Response;
  9. Consumer Buying System;
  10. Motivadores e Discriminadores;
  11. Sheep and Goats;
  12. Planning Square;
  13. The Big Ideal;
  14. Golden Circle;
  15. WSP; 17. Disruption; Arquétipos;
  • Exercícios.
Antes do brief: a radiografia do mercado e o brief do cliente (30m)Pré-visualizar
  • Como ajudar os anunciantes a tirar o melhor partido da(s) sua(s) agência(s)?:
  • radiografia do mercado;
  • problema ou oportunidade?;
  • template de brief do cliente.
O brief: direcção e inspiração (3h15)Pré-visualizar
  • Funções;
  • Dos and donts;
  • Insights: o que são e como obtê-los?; templates de briefs de agência;
  • exercícios práticos.
Depois do brief: a avaliação criativa (45m)Pré-visualizar
  • Critérios; pensamento lateral e cartas criativas.