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30 Set 2020

Como a automação de Marketing pode ajudar a sua empresa a destacar-se da concorrência

Já alguma vez ouviu falar em software de Automação de Marketing? Sabe que pode juntar todos os seus canais de comunicação digital num único espaço e trabalhar toda a sua estratégia de forma automatizada e com isso poupar muitas horas de trabalho e dinheiro?

É verdade, trabalhar com uma plataforma de automação de marketing é ter a melhor tecnologia a trabalhar em exclusivo para a sua empresa.

Antes de passarmos há parte da explicação, é importante conhecer um pouco melhor de onde surgiu a Automação de Marketing e desmistificar alguns conceitos, sendo que o primeiro é este:

O e-Mail Marketing não é Automação de Marketing, assim como automatizar os seus posts nas redes sociais também não são. A automação é ter uma plataforma que agrega de forma mensurável e escalável toda a sua comunicação como poderá ver na explicação mais há frente.

De acordo com o post de Romana Sukhraj em A Quick History of Marketing Automation o primeiro sistema de automação apareceu em 1992 chamado “Unica”. Desde essa época para cá muito se tem mudado, como: aquisições, transformações, introdução da Inteligência Artificial, Machine Learning, entre outros,  fizeram da Automação de Marketing uma plataforma poderosa ao serviço das empresas e das equipas de Marketing e Vendas.

Pode trabalhar todas estas áreas de forma isolada com softwares para Email Marketing, para Social Media, Landing Pages, chatbots entre muitos outros sistema isolados mas tenha em consideração custos acumulados que acabam por retirar budget para outras ações.

Além de ter de analisar de forma isolada cada canal e investir tempo em formulários de excel para unir toda a informação, pode ser complexo, dispendioso e não conseguirá ver de forma fluida como o seu Lead se comporta e que ações deve tomar para melhorar a sua comunicação e performance.

Porquê a Automação de Marketing?

A Automação de Marketing é vendida por empresas de Software as a Service(SaaS) tem como principal objetivo ajudar a sua empresa a comunicar com a sua audiência de forma personalizada e escalável.

Com isto pode criar estratégias de comunicação para interagir com o seu target (Persona) em todas as fases do processo de compra – (Descoberta, relacionar, consideração e compra)

A Automação de Marketing trabalha com o objetivo de gerar mais Leads (visitantes interessados no conteúdo que oferece) e que por sua vez aumenta o pipeline da equipa de vendas. Vendas estas que se tornam mais efetivas, porque a equipa de vendas já tem um grande conhecimento do Lead antes de este ser contactado.

O Ciclo de vendas depende sempre do produto/serviço da sua empresa, mas seja qual for o seu negócio, os resultados efetivos deste trabalha só serão visíveis a partir do 6 mês, sendo que por norma ao 12º mês consegue mensurar e ver o crescimento toda a estratégia de Leads e Vendas.

As empresas de SaaS entendem bem essa situação e por isso repartem o valor investido por mensalidades e contratos de 12 meses. Muitas destas empresas, como por exemplo a Resultados Digitais, ou mesmo a Hubspot tem equipes que trabalham em conjunto consigo durante a vigência do contrato para garantir a sua satisfação e acima de tudo o seus resultados

O que pode encontrar dentro de uma plataforma de Automação de Marketing?

Dizer que é um mundo pode ser exagerado, mas anda lá perto

  • Acesso à construção de Landing Pages
  • Análise de SEO do seu site, Landing Pages e Blog
  • Plataforma de e-Mail Marketing
  • Acesso às suas redes sociais
  • Social Media Ads
  • Google Analytics + sistemas de análise próprios para complementar
  • Gestão de Leads
  • Gestão de campanhas
  • Plataforma de Gestão de projetos
  • Lead Scoring
  • Enterprise IA
  • Plataforma de gestão de projetos
  • CRM

Estas referências são apenas um exemplo do que uma ferramenta standard pode oferecer.

Além das soluções descritas, é possível ainda integrar com outros sistemas que trabalhem com a sua plataforma como por exemplo: Worldpress, CRM, E-Commerce etc.

Todas as SaaS têm parcerias com centenas de outros softwares para o ajudar a potencializar e elevar ainda mais o seu negócio.

Existem diversas plataformas de Automação de Marketing no mercado, com milhares de opções. Existem opções gratuitas opções básicas, profissionais e enterprise. Antes da tomada de decisão sobre que plataforma de automação de marketing deve trabalhar, deve definir qual o budget para o marketing e em especial para o uso deste software.

Deixo em baixo algumas das melhores opções disponíveis no mercado Português:

RD Station Marketing

Esta plataforma foi criada pela empresa Brasileira Resultados Digitais. Nasceu em 2012 e nos dias de hoje é líder de mercado no Brasil com um market share de 46%. É uma plataforma completa onde tem integrado Landing Pages, E-mail Marketing, Social Media, análise de SEO, análise de Keywords, Lead Scoring entre muitas outras opções, o seu mercado preferencial são as PME’s. Em 2018 adquirir uma plataforma de CRM (que é gratuita) para melhorar a experiência dos utilizadores e performance das equipas de vendas. Plataforma disponível em Português, Espanhol e Inglês

Hubspot

Esta empresa é a referência a nível mundial, denominada como o Pai do Inbound Marketing, implementaram a estratégia do funil de Marketing. Nasceu em 2004 com 2 estudantes do MIT, inicialmente era um blog que desde o seu início se tornou numa referência com milhares de visitas. A Hubspot oferece soluções para grandes empresas, mas também é possível iniciar-se com automação e inbound de forma gratuita e ir evoluindo com esta poderosa ferramenta.

Oracle Marketing Cloud

Todas as empresas SaaS olham para Automação de Marketing como uma das plataformas mais promissoras no Marketing e basta juntar o conhecimento à utilidade, assim nasce a Oracle Marketing Cloud, atualmente líder em Portugal em plataformas de Automação de Marketing. (desenvolver)

Adobe Marketing Could

Mais uma empresa que dispensa apresentações, tem produtos bem segmentos e bem direcionados, contudo, tal como a Oracle, vêm na área de marketing, mais precisamente na automação, uma excelente oportunidade para diversificar o seu portefólio de soluções. Assim nasce a Marketo . Além da Marketo a Adobe disponibiliza outras soluções de automação mais acessíveis. Tal como a Oracle e Hubspot é uma das referências em Portugal.

Salesforce Marketing Cloud e Pardot

Líder de mercado em soluções de CRM a Salesforce entende bem o conceito de entregar o melhor para as empresas, ter um serviço completo desde a captação de Leads até à entrega para a equipa de vendas é o que muitas empresas procuram nos dias de hoje. Apesar de estarem num posicionamento coorporate a Salesforce percebe também da necessidade de estar junto das PME´s. Por essa razão as suas plataformas de automação de marketing oferecem diversas soluções de acordo com o budget.

Outras plataformas que estão no mercado Português e com bons resultados:

Ignitionone

Drawbridge

Beeketing

Mautic

Active Campaign

Estas são apenas algumas referências das diversas empresas de automação de Marketing que existem no mercado, além destas ferramentas super completas ainda existem outras em que segmentar o seu negócio e apostar em apenas algumas verticais, como as Portuguesas E-Goi ou a Closum

Resumo

Estamos a viver numa época fantástica, com soluções cada vez mais customizadas e feitas há medida que vamos conhecendo melhor o comportamento do consumidor. Já compreendemos que gatilhos existem para despontar a vontade e desejo de uma compra e seguindo essa linha aparecem novas soluções para o marketing para trabalhar toda a sua comunicação de forma mais personalizada e individual.

A Automação de Marketing permite direcionar comunicação customizável, conhecer todos os passos que o Lead dá antes sequer de ele saber que a sua empresa existe. Só resta mesmo ter o melhor conteúdo para atrair e vender mais com estas plataformas.

Nuno Bento 

 

 

 

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