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5 Dez 2016

4 Atualizações importantes na plataforma Facebook que impactam a Gestão da Página Facebook em 2017

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O Facebook continua a fazer evoluir continuamente a plataforma e com esta lógica de inovação permanente será difícil no curto prazo destronar a sua liderança a nível mundial e em Portugal.

Existem algumas atualizações no Facebook que implicam uma mudança não só ao nível da criação de conteúdos mas também no que toca à gestão operacional das páginas.

O vídeo live como tipo de publicação premium

Está pré-definido pelo Facebook que o vídeo Live  é posicionado no topo do feed de notícias, sendo os fãs notificados de que a página se encontra em direto. O grande desafio das marcas é de encontrarem temas de conversação com a Comunidade que proporcionem os diretos.

Em breve será possível agendar um Facebook live, realiza-lo com 2 pessoas de forma nativa e torna-lo num anúncio enquanto este está a acontecer.

Os Facebook live podem ser utilizados com propósitos muito distintos desde a tradicional cobertura de um evento, entrevistas, apresentações, etc…

Por exemplo a marca Benefit Cosmetics realiza demonstrações da utilização dos seus produtos na página Facebook num ambiente muito descontraído.

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Fonte: www.facebook.com/benefitcosmetics

O grande desafio para as marcas consiste em terem preparados não só os temas e momentos que são objeto dos live no Facebook mas também terem selecionado os interlocutores certos que representem a identidade e voz da marca.

O Social selling nativo no Facebook

Para além do site de e-commerce, a página do Facebook ganhou em 2016 a opção nativa de expor os seus produtos e serviços e identifica-los nas publicações ganhando estes visibilidade adicional.

Poderá não fazer sentido carregar toda a gama de produtos para a seção loja da página mas por exemplo os artigos 20/80, coleções sazonais ou artigos promocionais.

As transações são ainda realizadas no check-out do seu site até que o Facebook conclua as negociações com um parceiro para que estas aconteçam dentro da plataforma.

Ao carregar os produtos na loja nativa do Facebook pode identifica-los e estes aparecem em destaque por baixo da foto principal da publicação.

Ao clicar na foto do produto entra diretamente na loja Facebook da página e pode ver o artigo em detalhe.

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Exemplo: www.facebook.com/sigmafanpage

O Facebook Messenger como canal privilegiado de Comunicação.

Algumas marcas como o El Corte Inglês apostaram já na configuração do seu bot, um sistema que automatiza as respostas às mensagens no Messenger tendo por base scripts pré-definidos.

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Exemplo: www.facebook.com/ElCorteInglesPortugal

Acima de tudo o Messenger está a tornar-se num canal de serviço de apoio ao Cliente cada vez mais importante que não pode ser delegado numa entidade externa à empresa. Algumas empresas têm já moderadores da página 100% dedicados a prestarem o melhor e mais rápido serviço de apoio ao Cliente nas Redes Sociais. Um fã tem a expectativa de a sua mensagem ser respondida no menor tempo possível.

Uma elevada responsividade da página não é mais uma opção. O serviço de apoio ao Cliente passa por este touch point adicional e os departamentos típicos de serviço de apoio ao Cliente devem ser envolvidos e integrada a sua resposta.

Os anúncios dinâmicos que automatizam o processo de criação de anúncios

Cada vez mais é importante medir o impacto da Publicidade no Facebook nas vendas efetivas (obviamente nos casos em que isso é possível) e por essa razão se utilizam os anúncios para aumentar as conversões no site.

Mediante a criação e instalação de um evento de conversão no seu site (pequeno código html), por exemplo no check-out da compra dos artigos, poderá assim conhecer as conversões efetivas geradas por cada campanha de Publicidade no Facebook.

Um tipo de anúncios muito usado no e-commerce são os anúncios dinâmicos. Partindo de um template de anúncio do Facebook os produtos são automaticamente carregados pelo Facebook em consequência do comportamento dos visitantes do site.

Previamente tem de ter carregado um feed de produtos no gestor de negócios do Facebook.

É possível por exemplo criar anúncios com os produtos que foram colocados no carrinho de compras do visitante do site mas cuja transação não aconteceu.

Quando o visitante do site regressa ao Facebook volta a ver os produtos que lhe interessaram no site e outros semelhantes.

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Exemplo de anúncio dinâmico em carrossel do Ebay

Em suma estas são quatro atualizações no Facebook que têm impacto prático na forma como é realizada a gestão da página e criação de campanhas de Publicidade.

O Facebook está a adicionar constantemente novas funcionalidades para tornar as páginas mais completas, complexas e que certamente contribui para que a Comunidade fique mais tempo dentro do Facebook.

Por: Ana Mendes

 

 

 

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