+351 21 796 96 92 (Chamada para a rede fica nacional)

Blog

digital
31 Jul 2016

O Marketing com Poder Digital

/
Comentários0

O digital está no top-of-mind em todas a áreas, mas é no Marketing que se centram todas as atenções e se esperam estratégias com impactos diferenciadores. Será o Marketing capaz de liderar a transformação digital que todos os dias rompe com o estabelecido ? O Marketing assume o desafio do conhecimento de todas as novidades e tendências para conseguir inovar, se diferenciar e antecipar a concorrência na comunicação, interação e relação com o mercado. O seu papel, central e estratégico, não se alterou e mantêm-se os principais conceitos mas, como o contexto muda à velocidade da tecnologia, no lugar de tradicionais planos de marketing surgem estratégias capazes de responder e superar expectativas do cliente, cada vez mais “omni-chanel“, e deaproveitar e criar novas oportunidades do mercado. Mas quão abrangente deve ser esta estratégia ?

Think big, move fast” nunca foi tão importante

Como espelho da transformação digital e exemplo de super estratégias temos os quatro criadores e dominadores de mercado, Google, Apple, Facebook eAmazon, todos perseguem uma estratégia de inovação e disrupção para criar o futuro. Uns com novos conceitos de informação e acesso digital contribuindo cada vez mais para uma maior mobilidade (Google) , outros apostando na “internet das coisas” (IoT) aliada com analítica Big Data (Apple). Também a realidade virtual será re–criada com a compra da Nimble VR e a 13th Lab AB pela Oculus VR (Facebook) e, por último, temos quem pretenda ser o “SantoGraal” da distribuição e que já testa drones na sua infraestrutura de entrega (Amazon). Um mundo novo continua a ser re-criado por estratégias e aquisições:brilhante!

Relembrando os desafios do Marketing, o contexto é uma permanente mudança capaz de gerar por si só novos hábitos, comportamentos, canais e formas de comunicação a uma velocidade sem precedentes. Um contexto que todos os dias rompe com o status-quo de industrias, até agora estáveis, como os transportes, a banca, e a hotelaria (o exemplo do Uber, Square e o Airbnb). Tem tanto de desafiador como de oportunidade !

Novas formas de pensar o Marketing e os modelos de negócio são criticas para dominar a disrupção criada pela tecnologia e inovação

O que encontramos em comum nas estratégia das Big4 ? Claramente identificamos a tecnologia como peça essencial para o sucesso mas,o êxito depende de não se colocar a tecnologia no centro da sua estratégia, mas sim na sua utilização, no mercado e em quem vai realmente usar o serviço: a tecnologia não é mais que um meio e não, o fim, mas importa que se torne algo mais do que apenas os jargões do momento. O foco não é apenas no cliente, mas sim nas pessoas se pretendem alcançar, ganhando vantagens como a divulgação, recomendação, acessos, etc. Novos modelos de marketing e de negócio que surgiram com o digital, em que se entrega um serviço totalmente free a todos, sabendo que menos de 10% se tornam clientes, obrigam a uma forma de pensar, e de fazer Marketing, totalmente diferente… Neste caso temos de entender que todos estes Clientes (em potência) têm acesso ao valor do produto e criamefetivamente valor para o negócio, pois todos sabem o seu papel e a transparência surge como a melhor ferramenta de marketing.

Desenhar estratégia para a “floresta”, mas personalizar e interagir ao nível de cada “folha”

Uma estratégia focada não só em melhorar, mas sim em mudar a vida das pessoas… Como ? Construindo-a com base no conhecimento do cliente: hábitos de consumo, de pagamento, de comunicação, de entretenimento, de mobilidade, etc, são comportamentos que surgem e caracterização as suas necessidades e aspirações no dia-a-dia, e que o Marketing terá de conhecer para criar o seu próprio contexto de comunicação, interação e relação, personalizado a cada individuo. Com a análise do “customer journey“ aliada ao controlo e conhecimento de indicadores de performance (Big Data), muitas serão as oportunidade de construir uma estratégia de comunicação e negócio que criem valor ao cliente e por sua vez criar valor à sua empresa.

Marketing e Sistemas de Informação ou, o “Yin-yang que suporta a estratégia do negócio na era digital”

Sendo o “customer journey” cada vez mais digital, esta necessidade de transformação não terá impacto apenas na estratégia de comunicação, mas principalmente na articulação com a estratégia de negócio e de Sistemas de Informação. A aposta em tecnologias modernas e em inovação deve estar centrada na melhoria da relação e num melhor compromisso com o cliente: simplificação e personalização, são as palavras de ordem. O Marketing com um total compromisso com a estratégia digital, terá de liderar e, com o apoio da gestão, quebrar os processos e silos existentes, assegurando que a plataforma tecnológica lhe permite pensar e criar além dos tradicionais 4 Ps.

Sim, o marketing deverá liderar caminhos tecnológicos pelo pacto com o cliente em simplificar e personalizar!

Por Elisabete Ferreira

Deixar uma Resposta

Ao continuar a utilizar este site, concorda com a política de cookies. mais informações sobre a Política de Privacidade

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close