O Marketing com Poder Digital
O digital está no top-of-mind em todas a áreas, mas é no Marketing que se centram todas as atenções e se esperam estratégias com impactos diferenciadores. Será o Marketing capaz de liderar a transformação digital que todos os dias rompe com o estabelecido ? O Marketing assume o desafio do conhecimento de todas as novidades e tendências para conseguir inovar, se diferenciar e antecipar a concorrência na comunicação, interação e relação com o mercado. O seu papel, central e estratégico, não se alterou e mantêm-se os principais conceitos mas, como o contexto muda à velocidade da tecnologia, no lugar de tradicionais planos de marketing surgem estratégias capazes de responder e superar expectativas do cliente, cada vez mais “omni-chanel“, e deaproveitar e criar novas oportunidades do mercado. Mas quão abrangente deve ser esta estratégia ?
Como espelho da transformação digital e exemplo de super estratégias temos os quatro criadores e dominadores de mercado, Google, Apple, Facebook eAmazon, todos perseguem uma estratégia de inovação e disrupção para criar o futuro. Uns com novos conceitos de informação e acesso digital contribuindo cada vez mais para uma maior mobilidade (Google) , outros apostando na “internet das coisas” (IoT) aliada com analítica Big Data (Apple). Também a realidade virtual será re–criada com a compra da Nimble VR e a 13th Lab AB pela Oculus VR (Facebook) e, por último, temos quem pretenda ser o “SantoGraal” da distribuição e que já testa drones na sua infraestrutura de entrega (Amazon). Um mundo novo continua a ser re-criado por estratégias e aquisições:brilhante!
Relembrando os desafios do Marketing, o contexto é uma permanente mudança capaz de gerar por si só novos hábitos, comportamentos, canais e formas de comunicação a uma velocidade sem precedentes. Um contexto que todos os dias rompe com o status-quo de industrias, até agora estáveis, como os transportes, a banca, e a hotelaria (o exemplo do Uber, Square e o Airbnb). Tem tanto de desafiador como de oportunidade !
O que encontramos em comum nas estratégia das Big4 ? Claramente identificamos a tecnologia como peça essencial para o sucesso mas,o êxito depende de não se colocar a tecnologia no centro da sua estratégia, mas sim na sua utilização, no mercado e em quem vai realmente usar o serviço: a tecnologia não é mais que um meio e não, o fim, mas importa que se torne algo mais do que apenas os jargões do momento. O foco não é apenas no cliente, mas sim nas pessoas se pretendem alcançar, ganhando vantagens como a divulgação, recomendação, acessos, etc. Novos modelos de marketing e de negócio que surgiram com o digital, em que se entrega um serviço totalmente free a todos, sabendo que menos de 10% se tornam clientes, obrigam a uma forma de pensar, e de fazer Marketing, totalmente diferente… Neste caso temos de entender que todos estes Clientes (em potência) têm acesso ao valor do produto e criamefetivamente valor para o negócio, pois todos sabem o seu papel e a transparência surge como a melhor ferramenta de marketing.
Uma estratégia focada não só em melhorar, mas sim em mudar a vida das pessoas… Como ? Construindo-a com base no conhecimento do cliente: hábitos de consumo, de pagamento, de comunicação, de entretenimento, de mobilidade, etc, são comportamentos que surgem e caracterização as suas necessidades e aspirações no dia-a-dia, e que o Marketing terá de conhecer para criar o seu próprio contexto de comunicação, interação e relação, personalizado a cada individuo. Com a análise do “customer journey“ aliada ao controlo e conhecimento de indicadores de performance (Big Data), muitas serão as oportunidade de construir uma estratégia de comunicação e negócio que criem valor ao cliente e por sua vez criar valor à sua empresa.
Sendo o “customer journey” cada vez mais digital, esta necessidade de transformação não terá impacto apenas na estratégia de comunicação, mas principalmente na articulação com a estratégia de negócio e de Sistemas de Informação. A aposta em tecnologias modernas e em inovação deve estar centrada na melhoria da relação e num melhor compromisso com o cliente: simplificação e personalização, são as palavras de ordem. O Marketing com um total compromisso com a estratégia digital, terá de liderar e, com o apoio da gestão, quebrar os processos e silos existentes, assegurando que a plataforma tecnológica lhe permite pensar e criar além dos tradicionais 4 Ps.
Sim, o marketing deverá liderar caminhos tecnológicos pelo pacto com o cliente em simplificar e personalizar!