TipoCurso Presencial
Data15 Set, 2017 - 15 Set, 2017
Duração8h
LocalizaçãoLisboa
Lugares1/15
Preço
Normal290 € +IVA
Associados APAN200 € +IVA
Programa do Curso

Muitos consumidores, conscientes da crescente preocupação com o ambiente a que se tem assistido, têm vindo a questionar-se sobre os produtos que compram e a quem compram, levando a uma mudança de atitude e tendências ao nível do marketing.
Vários estudos e pesquisas internacionais apontam para uma tendência crescente das estratégias de marketing e comunicação para a sustentabilidade, impulsionadas devido à emergência de uma nova classe de consumidores que consome e prefere produtos ambientalmente corretos. As alterações nos seus padrões de consumo têm levado com que as organizações repensem as suas estratégias e posicionamento para passar a incluir a componente de sustentabilidade nas suas decisões.

Mas afinal o que é exactamente o green marketing?
Quem são estes novos consumidores?
Qual o seu perfil sócio-demográfico e psicográfico?
Quais os diferentes segmentos green existentes?
O que são produtos verdes?
Qual o seu ciclo de vida?
Quais as etapas de um plano de marketing e comunicação para a sustentabilidade?
Como evitar o green washing?

A finalidade deste workshop é contribuir para uma melhor compreensão das novas tendências do marketing que envolvem o consumo de produtos verdes, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de marketing mais adequadas para atingir este novo segmento de mercado.

Destinatários: Diretores e gestores de empresas que pretendam desenvolver uma estratégia de sustentabilidade; Profissionais de Marketing, Comunicação, Engenharias, Qualidade e Recursos Humanos; Consultores nas áreas da consultoria especializada de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade.

Data: 15 de setembro
Hora: Das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Duração: 8 Horas

Política de cancelamento:
Em caso de cancelamento no prazo inferior a 72 horas da data da formação será cobrado um fee de 120€ por participante.

 

Programa
Enquadramento teórico e principais conceitos (1,5h)Preview

O desenvolvimento sustentável e o conceito de Tripple Bottom-Line;
Green Marketing, Green Product e Green Consumer: Fundamentos e evolução;
Green Consumer: perfil, segmentação e comportamento de compra;
Green Products: Lifecycle Analysis.

Plano de Marketing Sustentável – Do planeamento à implementação (3,5h)Preview

Estratégia e Planeamento: o plano de marketing e comunicação para a Sustentabilidade;
Os 3 Ps adicionais do marketing sustentável: Profit, Planet e People;
Os 4s: Satisfação do Consumidor, Segurança, Aceitação Social e Sustentabilidade dos Produtos;
O ciclo do marketing digital: Do planeamento à implementação no Marketing Sustentável:
– A escolha das opções estratégicas: análise de mercado e da concorrência, a definição de objetivos, a importância da segmentação e do posicionamento;
– O ciclo do marketing sustentável: Definição de métricas e KPIs; Análise de resultados e reporting.

 

Comunicação e Sustentabilidade (1h)Preview

A importância da comunicação para a compreensão do valor por parte do consumidor;
O conceito de Greenwashing (Reports Futerra e Terra Choice);
O marketing sustentável e os desafios da web 2.0:
– A construção de campanhas 360º integradas que contemplem o off e online;
– A importância do marketing digital.

Trabalho Prático (2h)Preview

Trabalho de grupo – elaboração de um caso prático.